No que investir?

Muita gente me pergunta em que materiais investir quando adquirimos o primeiro violino. Eu sempre penso que quem está começando não deve gastar rios de dinheiro de uma vez em coisas extremamente caras. Ah! Noemi, eu tenho que comprar coisas de baixa qualidade? Na verdade, sim. Primeiro que você não vai sentir diferença, além disso nem sabe se vai continuar estudando violino a vida toda. Em pouco tempo, caso você se dedique, você vai sentir necessidade de comprar uma corda melhor, depois pode querer mudar o arco e assim sucessivamente. Por isso não saia por aí gastando. Converse com seu professor, com amigos, leia muito e espere. A experiência vai te ajudar nas mudanças.

Para quem está começando:

  • Violino legal – Antes de comprar é bom pedir uma avaliação de seu professor. Já vi muitas pessoas que gastaram milhares em violinos que não valiam nem centenas. Fique esperto.
  • Encordoamento – Não compre cordas de ponta. Não vejo sentido em gastar 300 reais em cordas que serão usadas em um violino de 150. Você não sentirá a diferença e isso porque realmente não terá diferença. Compre cordas baratas mesmo, com o tempo você sentirá necessidade de trocar.
  • Espaleira – Tem gente que não usa. Mas a maioria dos alunos e professores que eu conheço usa.  Fale com seu professor e pergunte se ele pretende usar nas suas aulas.
  • Flanela – Muito importante para limpar. Vai por mim. Compre.
  • Breu – Geralmente seu violino virá com um breu. Se não vier, compra um baratinho mesmo ou compra um Pirastro. Breu é uma coisa mais barata do que as outras para investir e dura quase pra sempre. Quando eu comecei eu usava um Grace que atendia minhas necessidades.

Acredito que isso é o básico.

Para alunos que já são mais avançados e pretendem seguir carreira:

  • Microfone – Se já não começou ainda, já já você estará fazendo cachê nos casamentos da vida. Violinista que tenha um microfone próprio sempre é chamado. Não precisa ser dos caros não. Um microfone de lapela baratinho já quebra seu galho. Quando a coisa melhorar, você investe em um. E resista a tentação de colar aquele no tampo de seu violino. Aquela cola é terrível. Tem um microfone que é o kgd pra violino mesmo que é muito bom que tem uma colinha que não acaba com seu instrumento. É muito bom. Certifique-se se é o bom ou o podre. rsrsrsrs
  • Surdina de Metal – Surdina de metal é um ganho pra vida.Sempre te salva naqueles lugares que você não pode estudar e você precisa passar determinado trecho. Abafa mesmo. É a melhor na minha opinião. (Falando nisso, preciso achar a minha que eu não sei onde está.)
  • Surdina de efeito – Existe uma surdina pequena que é usada quando o compositor pede surdina nas peças. Acho importante ter e não é tão caro. Se puder, compra aquela que empurra. A pior coisa é ficar sofrendo no palco tentando não fazer barulho ao colocá-la.
  • Case – Acho sempre bom ter um case que proteja e que seja relativamente leve. Você não vai querer andar de ônibus com a sensação de estar levando a casa junto com você. Já passei por isso. Não é legal.
  • Cordas – Se você já tem um instrumento melhor, vai querer investir em cordas. O meu conselho é: experimente. É caro. Mas vale a pena fazer umas experiências e ver o que funciona no seu instrumento. Trocar a cada 4-6 meses já basta. Um profissional pode até tocar com mais frequência. Muita gente pode dizer: Nossa! Tem que trocar mais. Mas tá caro demais. A realidade do país é essa. Vai por mim. você sobrevive com seis meses.

 

Sem categoria